Grupo Concert
Somos um grupo empresarial focado em soluções de Tecnologia da Operação (TO). Com mais de 40 anos de atuação na área, nos tornamos referência em projetos aeroespaciais e de energia no Brasil.
Solucionamos os maiores desafios operacionais enfrentados por esses mercados e também pela indústria, por meio da inovação e de recursos de engenharia, automação, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), entre outras tecnologias.
Nosso grupo é formado por
três
unidades
de negócios e
uma startup, preparadas para
desenvolver novos produtos e soluções, implantar e fazer a
operação de sistemas complexos, que usam
alta tecnologia
para
melhorar a performance das empresas
e
impactar positivamente a sociedade.
Estamos presentes no dia a dia de nossos clientes, colaborando para a qualidade e eficiência da energia elétrica, e também em grandes marcos tecnológicos nacionais, como o lançamento do primeiro foguete brasileiro.
Integradora de soluções em energia focadas em serviços e mão de obra especializada. Oferece apoio à operação ao realizar comissionamento e SPCS para subestações de energia elétrica e suporte para Centros de Controle.
Unidade focada no setor aeroespacial. Desenvolve sistemas que ancoram as operações de preparo, lançamento e rastreio no Programa Espacial Brasileiro e visa atender as demandas dos novos mercados que estão surgindo com a exploração privada do espaço.
A Concert nasceu em 2001, mas nossa história começa bem antes disso, em 1982
1982
Criação da Audiolab
Angelo Fares fundou sua primeira empresa, a Audiolab, que atuava no desenvolvimento de sistemas de áudio profissional.
1986
Surgimento do OMNI, o nosso sistema supervisório
Criação do sistema SCADA, OMNI, para supervisão e controle da infraestrutura elétrica de trólebus (rede de ónibus elétricos) da cidade de São Paulo.
1990
A chegada de um novo sócio
Audiolab cresceu e ganhou mais um sócio: o Leonardo Fares. Sua entrada impulsionou o desenvolvimento de novos projetos, bem como a expansão para novos mercados.
1992
Nossa entrada na operação do setor elétrico
Iniciamos nossa jornada de prestação de serviço para o mercado de concessionárias elétricas com o OMNI na Light, realizando a supervisão e controle da rede de distribuição.
1993
Mais um cliente importante: a maior concessionária de energia da América Latina
Em parceria com a INEPAR, demos início ao contrato para supervisão de subestações da rede de distribuição da Cemig com o OMNI.
1994
A chegada do terceiro sócio
O sucesso da Audiolab motivou a chegada de mais um sócio: Petrônio Spyer, que a partir de então liderou o time de operação da empresa contribuindo para o nosso crescimento.
1995
Adentrando no mercado aeroespacial
A empresa chamou a atenção do mercado aeroespacial e criou um sistema para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
1998
Lançamento da versão xOMNI do nosso SCADA
Aprimoramos o nosso SCADA e o OMNI se tornou xOMNI. A solução se mostrou muito avançada para a época e é referência no setor elétrico até os dias atuais.
2000
O projeto SIVAM e o início da Concert Technologies
A participação no projeto SIVAM - Sistema de Vigilância da Amazônia levou a criação da Concert nos USA para desenvolver dois sistemas de monitoramento ambiental.
2001
O xOMNI nas 3 maiores concessionárias de energia elétrica do Brasil
Nosso SCADA passou a operar na Eletropaulo, concessionária da grande São Paulo. Nesse ano, também demos início à nossa atuação dentro do programa PD&I da ANEEL.
2002
Diretoria completa
Depois de participações em alguns projetos e negociações em Cuba, Berta Wert foi convidada para integrar em definitivo o time de sócios, completando a diretoria da Concert.
2005
XOMNI conquistando outros espaços
Nosso SCADA integrou os sistemas de coleta de dados das termoelétricas da Amazonas e posteriormente passou a operar também na Eletrobrás, em El Passo e na Neoenergia Coelba.
2008
Entrada no mercado de gás
Nesse ano, desenvolvemos um projeto de automação para o centro de controle da Sulgás e nos fizemos presentes em um novo mercado, o de gás.
2009
Participação no PD&I Cibersegurança Rede Operativa da Cemig
Enquanto o tema da cibersegurança não era muito discutido nesse tempo, ele já estava em nosso radar, mostrando o nosso olhar sempre a frente das tendências.
2010
Lançamento da versão xOMNI - SG
A nova versão do nosso SCADA permitiu a centralização de todas as operações da distribuição da Cemig em um único centro.
2014
Ampliação da atuação: suporte à sistemas SCADA de terceiros e origem da Concert Engenharia
Nossa experiência em desenvolvimento de sistema SCADA nos levou ao suporte e manutenção do sistema supervisório da GASMIG – IFIX. Assim, surgiu a ideia de aplicar esse conhecimento e mão de obra especializada em uma unidade de negócio, a atual Concert Engenharia.
2015
Início do nosso produto Imagery
Fizemos uma parceria com a Energisa para desenvolver o PD&I Plataforma Interoperabilidade e Ferramenta para Gestão de Podas. Esse projeto marcou o início do nosso produto Imagery.
2016
Entrada na prestação de serviços para indústrias
Nosso SCADA passou a integrar a operação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), abrindo as portas da indústria para nós.
2017
Novas tecnologias na Concert e surgimento da thingable!
Os diretores foram para Stanford e deram início a uma pesquisa sobre as possibilidades de aplicação de Internet das Coisas (IoT) no negócio da empresa. Após estudos e concepção do MVP, a thingable!, nossa plataforma IoT de alta performance em nuvem, foi desenvolvida.
2021
A Concert se transforma em um grupo empresarial
Com a expansão da empresa e o aumento da demanda por serviços e produtos inovadores, a Concert se transformou em um grupo. Assim, foram criadas duas frentes de trabalho, a Engenharia e Lab, e a startup de Internet das Coisas (IoT), thingable!.
2023
Nasce a Concert Space
Agora, concentramos nossa expertise em desenvolvimento de sistemas para operações espaciais em uma unidade de negócios focada no setor aeroespacial, atenta às suas mudanças para apoiar o Brasil diante das novas oportunidades de mercado: a Space.
2024
Implementação da nova governança do grupo
Fundadores assumem as funções de mentoria e de conselheiros, e a holding passa a ser gerida por uma profissional de mercado: A nova CEO do Grupo Bárbara Lotzniker.
Conheça nosso Conselho

Angelo Fares
Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações pela PUC Minas e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford.
Responde pela aplicação de novas tecnologias, projetos de PD&I e fóruns de inovação, além de ser o engajador de novos negócios da empresa.

Berta Wert
Engenheira de Automação e Controle, e Economista, formada na Moscow State University of Economics, Statistics and Informatics (MESI), na Rússia, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC.
É a líder feminina do grupo Concert e responde pela área de Gestão de Pessoas há mais de 30 anos.

Leonardo Fares
Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações pela PUC Minas e Economista pela UFMG.
Responde pela área Administrativa-Financeira e pela Transformação Digital da empresa.

Petrônio Spyer
Certificado PMP, Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicação pela PUC Minas, com MBA em Administração pelo IBMEC.
Cuida da área de operação e pré-venda das unidades de negócio. Também atua no desenvolvimento de projetos envolvendo SCADA e sistemas críticos, bem como de projetos de PD&I.
Conheça os CEOs do Grupo

Bárbara Lotzniker
Formada em Engenharia de Controle e Automação pela UFMG, Bárbara traz uma vasta experiência em gestão empresarial.
Sua liderança na holding, é marcada por uma visão estratégica, um forte compromisso com a excelência operacional e um olhar atento para as pessoas e sustentabilidade.

Wenderson Ferreira
Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, com MBA em Gestão Estratégica de Projetos pela UniBh, bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio e graduado em Tecnologia da Informação pela Newton Paiva.
Líder da unidade de Engenharia, possui ampla experiência em automação, sistemas SCADA, além de projetos de SPCS e Gerenciamento e Outsourcing.

Rafael Ogando
Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Santo Agostinho, com especialização em liderança pelo MIT e certificações avançadas em computação em nuvem.
Líder da unidade LAB, atua há mais de 20 anos em operações de TI, liderando equipes de operações e engenharia de software e SRE, conduzindo projetos estratégicos e de inovação em grandes empresas.